“Permite inventariar e gerir edifícios, instalações, recursos técnicos, móveis e infra-estrutura externa”
Para cada objeto inventariado, o SIGMA gere as informações pré-definidas e as informações personalizadas por cada utilizador:
“Baseia-se no Manual de Manutenção para gerir, de forma personalizada, a manutenção preventiva e corretiva.”
O SIGMA permite gerir a manutenção de diferentes formas:
“Permite registar e analisar certificações e os dados que foram recolhidos para o controlo de energia e meio ambiente.”
Os formulários de dados podem ser modificados ou aperfeiçoados para que possam adaptar-se às regras e legislação em vigor. O SIGMA permite registar as leituras de consumo e os custos e associá-los ao edifício ou à propriedade relacionada (orçamento-alvo). Os dados recolhidos são registados no SIGMA para que sejam analisados e comparados com a série anterior e produzam ações corretivas / melhoria.
As informações dinâmicas estão relacionadas com o conhecimento dos consumos de uma instalação / recurso técnico, detectados automaticamente consultando o próprio objeto ou qualquer unidade / interface de controlo, habilitada para essa função.
Os dados recolhidos podem ser registados no SIGMA para serem analisados e comparados com as séries temporais anteriores podendo originar a uma ação corretiva / melhoria.
As instalações elétricas fornecem dispositivos cada vez mais modernos (entre eles, AMI – infra-estrutura de medição avançada), que são capazes de se comunicar com sistemas de informação através de protocolos padrão.
“Dispositivos inteligentes para a aquisição de dados, automação e controlo de activos”
A GleenTech tem acompanhado o projeto open source OGEMA (Open Gateway Energy Management Alliance) que foi desenvolvido na Alemanha lançando a framework OpenMUC e várias bibliotecas para a comunicação com medidores inteligentes, utilizando protocolos padrão.
“Suporta a georreferenciação de ativos: mapas geográficos, plantas vetoriais 2D e modelos 3D.”
O SIGMA permite georreferenciar os ativos nas plantas vetoriais 2D de edifícios, produzidas por ferramentas externas (por exemplo, Autodesk AutoCAD) que podem ser importadas para o sistema e conectadas com pisos, salas, instalações, objetos técnicos, móveis, etc..
A partir da ficha de um recurso, é possível obter um zoom automático da planta, onde o recurso está localizado e editá-lo graficamente. A partir das plantas é possível consultar os ícones dos objetos representados e passar para a ficha de informação do bem relacionado.
“Suporta a gestão de registos, orçamentos e compras. Análise prévia, operacional, final e de controlo. Integração com sistemas ERP.”
No SIGMA existem outras funcionalidades que podem ser configuradas e ativadas:
“Apoia a gestão logística de bens móveis, de peças sobressalentes e materiais de construção.”
O SIGMA apoia os operadores na movimentação de peças sobressalentes e produtos de consumo.
Outros fluxos de trabalho personalizados (materiais de construção, reserva de salas, gestão de pedidos / projetos, etc.) podem ser analisados e configurados de forma personalizada usando o editor gráfico de fluxos recomendado (TWE).